Reeducação Postural Global

A RPG consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo, permitindo a reorganização e o equilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural. Há posturas variadas que vão desde sentada no chão, deitada e até mesmo em pé.

O tratamento consiste em consultas de 1 ou 2 vezes por semana com cerca de 50 minutos, de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta.

A técnica da RPG é original, mas se fundamenta em três princípios já reconhecidos:

Individualidade: ninguém sofre da mesma forma, cada pessoa é única e reage de maneira diferente, não sendo indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade;

Casualidade: onde a verdadeira causa do problema pode estar distante do seu sintoma, não devendo se tratar apenas o local da dor;

Globalidade: tratamento do corpo como um todo, sendo um trabalho corporal ativo, levando em conta oito posições que colocam o corpo todo em estreitamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam.

Principais problemas tratados pelo método:

Postura, Dores Músculo-Articulares, Patologias Cérvico-Óculo-Motoras, Problemas da Temporomandibular (ATM), Reeducação Pós-Traumática, Patologias Respiratórias, sequelas de Patologias Neurológicas, Problemas Somáticos, Patologias ligadas aos Gestos Repetitivos, Problemas de Períneo e Incontinência Urinária, Preparação para o Parto e Pós-Parto, Prevenção, Preparação e Recuperação do Atleta.