Pilates

 

 

Pilates é um método de condicionamento fisico que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, mantendo os dois no mais perfeito equilibrio, sendo uma atividade corporal completa, onde se trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, envolvendo alguns principios básicos como: força, controle, respiração, equilíbrio, fluidez.

Todos os movimentos são precisos e coordenados, não havendo impacto.

Os exercícios acompanham o ritmo respiratório e trabalham, durante o movimento, o maior número possível de grupos musculares.

 

As aulas apresentam:

  • Poucas repetições de cada movimento;
  • Grande repertório de exercícios;
  • Aulas únicas, evitando monotonia;
  • Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
  • Construção de uma postura correta e natural;

Benefícios:

  • Melhora a capacidade cardio-respiratória;
  • Melhora o condicionamento físico e mental;
  • Alivia stress, diminuindo tensão e fadiga;
  • Fortalece a musculatura abdominal;
  • Harmoniza do corpo, tornando-o mais equilibrado, flexível e forte;
  • Melhora a força, flexibilidade, resistência e controle motor;
  • Melhora a postura elminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
  • Desenvolve os músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas;
  • Melhora o estado geral de saúde;
  • Estimula do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

 

Indicado para todas as idades, o Método Pilates pode ser praticado pelos mais variados grupos de pessoas como método preventivo ou de reabilitação, pois possui um grande repertório de exercícios que podem ser adptados ou modificados para o tipo de condicionamento físico, necessidades e objetivos dos mais diversos públicos.

O método Pilates tem sido indicado principalmente em casos de:

  • Como atividade de condicionamento físico;
  • Corrigir Problemas Posturais;
  • Dores Crônicas;
  • Osteoporose;
  • Nos casos de sedentarismo;
  • Para alivio do Stress;
  • Melhorar condicionamento físico;
  • Alívio das dores;
  • Combater sedentarismo;

 

Aulas de 50 minutos de duração e conduz o praticante ao alinhamento dos corpos físico, mental e emocional. Você trabalhará o corpo de acordo com suas necessidades particulares, nos mais diversos aparelhos e acessórios.

Pilates com Aparelhos:

O praticante conta com a ajuda dos aparelhos e de molas criados por Joseph H. Pilates, como Cadilac, Reformer, Chair, Barrel, Wall Unit e outros.

 Mat Pilates:

Trabalha no solo usando apenas um colchonete e acessórios como círculo mágico, banda elástica, bola, rolo, além do peso do próprio corpo, sem utilizar aparelhos. A ênfase no Mat Pilates é dada na aprendizagem dos seis princípios (concentração, precisão, respiração, controle e fluidez), que proporciona força abdominal, flexibilidade da coluna e resistência, bem como controle de postura e respiração.