Suplementos de proteína: conheça as vantagens e saiba se você pode consumir

Postado em 16/09/2018

Suplementos de proteína: conheça as vantagens e saiba se você pode consumir

Sucesso nas redes sociais, o suplemento de proteína traz muitas vantagens. Mas será que é recomendado também para quem malha com regularidade, mas não treina tanto como as estrelas do mundo fitness? "Ele é indicado como complemento a partir de uma demanda maior do nutriente - basta praticar exercícios com regularidade", diz Alessandra Luglio, nutricionista de São Paulo. É a proteína que repara as fibras que foram desestruturadas no treino, fazendo com que o músculo fique mais tonificado ou maior. "A dosagem correta depende da avaliação de um profissional, que vai levar em conta a quantidade de proteína que você já consome e a intensidade do treino", fala. "Em excesso, engorda e, a médio prazo, prejudica a saúde", alerta Ana Luisa Vilela, médica nutróloga de São Paulo. Conheça as benefícios que ele traz. 

Mais proteína no seu dia a dia
 Fica mais fácil consumir os três grupos de nutrientes (carboidrato, proteína e gordura) em todas as refeições, como recomendam as nutricionistas. "Indico para a Gabriela Pugliesi (blogueira fitness) misturar 1 colher de chá de suplemento ao iogurte nos lanches. A quantidade de proteína praticamente dobra (o pote de iogurte tem 6 gramas do nutriente)", diz Alessandra Luglio.

 Praticidade
 Alimentos proteicos, como iogurte e peito de peru, precisam de refrigeração. Já o suplemento em pó pode ser levado para qualquer lugar. E basta misturá-lo com água.

 Versatilidade
"Além do preparo tradicional do produto (batido com água, leite ou suco), existem diversas receitas que podem ser enriquecidas com ele, como bolos, panquecas, pães e musses", fala Angela Martins, nutricionista da Neo Nutri, de São Paulo.

Saciedade
"Ajuda a controlar a fome, pois as proteínas têm um tempo de digestão prolongado", fala Débora Perçu, nutricionista do Rio de Janeiro. O suplemento tem baixo teor de gordura e de carboidratos. "Por isso, ajuda também em dietas com restrição calórica", acrescenta. Mas, para isso, deve entrar como substituto de alguma das refeições para que você não acabe consumindo calorias extras. "Uma dose do suplemento pode ter de 110 a 407 calorias, dependendo do tipo e do fabricante", fala Ana Luisa Vilela.

Outras Notícias

 

Quatro dicas para os músculos crescerem na academia
Postado em 16/11/2018

Você abdica de algumas horas de sono todos os dias para frequentar a academia, faz musculação com afinco e procura não comer alimentos que poderiam minar sua dieta. Mas seus músculos ainda não estão do tamanho que você quer. Pode ser que voc&e...
leia mais »

Para manter a forma morando sozinha
Postado em 09/11/2018

Você consumia mais alimentos frescos e saudáveis quando vivia com seus pais? É provável que sim. O tema foi estudado até por cientistas: uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que quem mora sozinho come menos frut...
leia mais »

Confira mitos e verdades sobre a prática de exercícios
Postado em 02/11/2018

Abdominais exterminam a gordura abdominal.

Mito. A verdade é que esse tipo de exercício trabalha os músculos da região fortalecendo-os e tornando-os definidos. Porém, só quem dará conta de eliminar a gordura do corpo s&at...
leia mais »