PILATES E TREINAMENTO FUNCIONAL

Postado em 23/03/2017

PILATES E TREINAMENTO FUNCIONAL

O Pilates e o Treinamento Funcional tem como princípio preparar o corpo de maneira segura e eficiente, visando o centro de corpo e a capacidade funcional.

O treinameto funcional no pilates é um trabalho de força que utiliza os músculos do tronco e da pelve, apartir da estabilização estática e dinâmica, desenvolvendo a musculatura para melhor performance.

O treinamento funcional associado ao pilates representa uma nova forma de condicionamento físico, ativando o “power house” ou “core”, nosso centro de força, compostos pelos paravertebrais lombares, pélvicos-trocanterianos, assoalho pélvicos e abdominais.

Periodizando e respeitando cada indivíduo dentro dos princípios de treinamento desportivo, os movimentos que compõem o pilates e o treinamento funcional, realizados dentro de uma biomecânica correta, poderão trazer os benefícios necessários ao praticante, seja ele um atleta, um desportista ou uma pessoa sedentária que queira ingressar na atividade física. Suas variações de exercícios tornam o treinamento de força seguro para iniciantes, crianças, adolescentes e adultos idosos, sendo desafiador o suficiente para atletas experientes.

Os exercícios são realizados sobre a bola suiça, prancha de equilíbrio e aparelhos específicos do Pilates ou solo. O treinamento é realizado apartir de combinações desses materiais.

As aulas são realizadas apartir do princípio do Método Pilates – concentração, respiração, controle, centralização, precisão e movimentos fluídos.

O cuidado com a postura durante os exercícios devem ser priorizados para manter a qualidade e a performance da execução do movimento.

O treinamento proprioceptivo é um tipo de treinamento de força, que se focaliza no centro de força do corpo, e que traz enormes benefícios tais como coordenação, equilíbrio, resistência muscular e mobilidade articular, dentre outras qualidades que trabalham o corpo como um todo.

Fonte: Revista Pilates

Outras Notícias

 

Como praticar Pilates na gravidez
Postado em 22/06/2017

Nem uma caminhada leve era permitida, pois, o medo de ter um parto prematuro ou perder a criança era grande. Os profissionais de saúde acreditavam que a gestante deveria ter repouso e as atividades físicas eram terminantemente proibidas. Mas, com o avanço da medicina, ...
leia mais »

O que é Pilates e quais os seus Benefícios
Postado em 15/06/2017

O método foi desenvolvido por Joseph Pilates um alemão que passou toda a sua infância com problemas de saúde como raquitismo, asma e febre reumática.

Já imaginando o seu futuro numa cadeira de rodas e sempre dependendo de outras pessoas para as t...
leia mais »

EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO PARA O PILATES
Postado em 08/06/2017

A proposta de hoje é beneficiar os pilateiros com um pouco de alongamento, relaxamento e equilíbrio antes ou depois da aula de Pilates.

Todos os exercícios físicos proporcionam um melhor rendimento f&i...
leia mais »