Para manter a forma morando sozinha

Postado em 09/11/2018

Para manter a forma morando sozinha

Você consumia mais alimentos frescos e saudáveis quando vivia com seus pais? É provável que sim. O tema foi estudado até por cientistas: uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que quem mora sozinho come menos frutas e verduras. Os problemas vão além: na despensa, predominam os industrializados, que costumam ter menos nutrientes. Isso sem falar na comida vencida na geladeira! “Você não precisa se privar de comer bem em casa. O segredo é comprar os alimentos adequados e ser organizada para prepará-los”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, diretora da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, de São Paulo. Ao lado, Cynthia ensina o que comprar e como deixar os ingredientes pré-preparados. Assim, quando chegar em casa, basta juntá-los em um prato nutritivo e delicioso. 


Aposte nos congelados e nos alimentos a vácuo 
“Eles são práticos e têm os nutrientes preservados. Batata descascada e mandioquinha a vácuo, por exemplo, é só amassar e misturar com leite e margarina light que viram purê. O ideal é comprá-los em locais onde há variedade e que vendam bem, para que sejam sempre novos.” 

Folhas frescas por mais tempo 
“Leve-as e seque-as muito bem, pois os resíduos de água oxidam. O ideal é usar as centrifugas manuais, próprias para folhas, que retiram toda a água.” 

Cuidado extra com vegetais sem casca 
“Quando comprar verduras como couve-flor e brócolis, programese para prepará-las até o dia seguinte. Cozinhe-as no vapor e jogue gelo nelas – o choque térmico neutraliza as enzimas de degradação. Só depois corte os vegetais e os divida em porções individuais.” 

Frutas sem desperdício 
“Compre em pequena quantidade e não descasque. Maçã, pera e kiwi demoram mais para estragar. Escolha apenas uma do tipo que requer consumo rápido, como melancia e melão. Se sobrar, pique e congele. Pode virar suco depois.” 

Cozinha racional 
“Prepare uma quantidade maior de comida – arroz, feijão, massa – no fim de semana e divida-a em porções. O que for usar em um ou dois dias, coloque na geladeira. E o restante no congelador.” 

Kit básico 
“Alho, cebola, ovos, pão, tomate, azeite, queijo e ervas-frescas podem ser usados em diversos pratos. Tenha sempre em casa.” 

Aproveite bem as sobras 
“Alguns exemplos: omelete de legumes com tomate, uma pitada de queijo e alho; bruschetta com pão que está durinho, alho amassado, tomate e berinjela; ou sopa com frango e verduras.”

 

 

Outras Notícias

 

Quatro dicas para os músculos crescerem na academia
Postado em 16/11/2018

Você abdica de algumas horas de sono todos os dias para frequentar a academia, faz musculação com afinco e procura não comer alimentos que poderiam minar sua dieta. Mas seus músculos ainda não estão do tamanho que você quer. Pode ser que voc&e...
leia mais »

Confira mitos e verdades sobre a prática de exercícios
Postado em 02/11/2018

Abdominais exterminam a gordura abdominal.

Mito. A verdade é que esse tipo de exercício trabalha os músculos da região fortalecendo-os e tornando-os definidos. Porém, só quem dará conta de eliminar a gordura do corpo s&at...
leia mais »

4 motivos que afastam você da barriga chapada
Postado em 24/10/2018

A famosa "barriguinha sarada" é o sonho de consumo de muitas mulheres. O que poucas sabem é que esse desejo pode ser facilmente alcançado mudando apenas algumas atitudes. Agora você deve estar pensando: "é claro, basta começar a malhar"...
leia mais »