EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO PARA O PILATES

Postado em 08/06/2017

EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO PARA O PILATES

A proposta de hoje é beneficiar os pilateiros com um pouco de alongamento, relaxamento e equilíbrio antes ou depois da aula de Pilates.

Todos os exercícios físicos proporcionam um melhor rendimento físico, e com a melhora do físico, a mente com certeza se beneficia. Uma vez que os exercícios trabalham força, equilíbrio, alinhamento postural, o organismo libera endorfina, lhe deixa mais relaxado e com uma maior performance física.

Então separe hoje cinco minutos para dar atenção ao seu corpo. Vamos manter os olhos fechados para dessa forma prestar mais atenção em si mesmo.

Primeiro puxe o ar o máximo que puder como se você estivesse puxando tudo aquilo que quer, como amor, paz, esperança e dinheiro. Traga para si aquilo que realmente acha importante para sua vida.

Soltando o ar vamos tire tudo aquilo que não quere mais (raivas e tristezas).

Soltar o ar é muito comum em lutas para ter mais força (o ato de soltar o ar ou a expiração na luta é representado por um grito), no ballet para ter mais equilíbrio, e assim por diante). Vamos repetir esse exercício três vezes (puxar o ar lhe proporcionando uma tela mental positiva) e soltar o ar tirando tudo o que deve ser eliminado.

Agora vamos sentir o pé dentro do sapato: relaxe, como se ele estivesse se soltando, se desprendendo, se desfazendo. O pé é muito importante no dia-a –dia, nos auxilia no andar e nos mantém em pé.

Agora vamos rodar o pé, primeiro para o lado direito e depois para o lado esquerdo. Perceba que ao fazer isso estamos gerando um maior equilíbrio de todo o corpo, ao se manter em um pé só. Ao mesmo tempo que rodam, prestem atenção na respiração, o entrar forçado do ar, assim como o sair. Essa respiração forçada ativa os músculos.

Vamos colocar um pé na frente e o calcanhar do pé da frente coloque encostado nos dedos do pé de trás. Ao mesmo tempo que mantemos nessa posição por 20 segundos, vamos rodar a cabeça e continuar a respiração. A respiração, além de acalmar proporciona mais equilíbrio. Não é à toa que muitos esportes apresentam para um maior rendimento a atuação da respiração.

Vamos agora chacalhar uma perna, soltando-a e deixando-a cada vez mais leve. Primeiro uma e depois a outra perna. Não esqueça de respirar e soltar tudo aquilo que não deseja mais. Vamos agora rodar o braço em toda sua extensão, sempre respirando.

Relaxe a cabeça primeiro para um lado, desça o ombro, direcionando a mão para o chão e a cabeça inclinada no sentido oposto. Primeiro de um lado e depois de outro lado.

Vamos finalizar elevando o ombro para cima e abaixar soltando o ar. Abra o olho bem devagar, bem relaxado e tranquilo.

Saúde e felicidade para todos nós!

Fonte: Revista Pilates

Outras Notícias

 

Como praticar Pilates na gravidez
Postado em 22/06/2017

Nem uma caminhada leve era permitida, pois, o medo de ter um parto prematuro ou perder a criança era grande. Os profissionais de saúde acreditavam que a gestante deveria ter repouso e as atividades físicas eram terminantemente proibidas. Mas, com o avanço da medicina, ...
leia mais »

O que é Pilates e quais os seus Benefícios
Postado em 15/06/2017

O método foi desenvolvido por Joseph Pilates um alemão que passou toda a sua infância com problemas de saúde como raquitismo, asma e febre reumática.

Já imaginando o seu futuro numa cadeira de rodas e sempre dependendo de outras pessoas para as t...
leia mais »

PILATES DURANTE A MENOPAUSA
Postado em 01/06/2017

A menopausa é um dos eventos biológicos que acontece na vida de todas as mulheres com idade entre 40 à 45 anos de idade, e pode refletir tanto na mente como no corpo.

Os sintomas da menopausa variam de mulher...
leia mais »