Exercício aeróbico em jejum: vale a pena fazer?

Postado em 30/12/2018

Exercício aeróbico em jejum: vale a pena fazer?

Batizado de AEJ, a prática de fazer exercícios aeróbicos em jejum divide opiniões. Há quem defenda que o estômago vazio turbina a queima de gordura, outros especialistas são totalmente contra. Fique atenta e veja as regras desse tipo de treino.


Cuidados ao fazer exercícios em jejum:
Converse com seu professor e com uma nutricionista sobre o volume e a intensidade do seu treino antes de tentar malhar em jejum. Não dá para fazer disso uma rotina, fala o médico e nutrólogo Mohamad Barakat, de São Paulo. O ideal é usar por um período determinado.¿

Quando acordamos e estamos há várias horas sem comer, a glicemia (o nível de açúcar no sangue) está baixa. Nessa hora, apenas exercícios leves e por um tempo curto (uma caminhada ou pedalada leve de até 40 minutos, por exemplo), praticados por pessoas condicionadas, podem trazer o benefício da queima de gordura. Caso contrário, você pode sentir tontura e desmaiar por causa de hipoglicemia, que é a diminuição do açúcar no sangue, diz o professor de educação física Thiago de Seixas, do Rio de Janeiro.

Acredite: tomar um suco ou comer uma fruta antes de malhar é melhor do que fazer jejum. Sem ter de onde tirar energia para o exercício, o organismo vai procurar outras fontes, como o músculo, explica Mohamad Barakat. Ou seja, além de não emagrecer, você sacrifica sua massa magra.

Se não comer nada antes de treinar, pense em tomar um suplemento que evite o catabolismo (perda de músculo). Mas só um nutricionista e um médico nutrólogo podem indicar o melhor para o seu caso.

 

Outras Notícias

 

Conheça dez alimentos que ajudam a ganhar músculos
Postado em 19/02/2019

Quem pratica exercícios sabe a importância de uma alimentação balanceada e dos componentes que favorecem o surgimento de massa muscular. O processo de crescimento dos músculos requer mais do que proteína, já que o levantamento de peso queima muita e...
leia mais »

Blogs sobre fitness podem fazer leitor colocar sua saúde em risco
Postado em 11/02/2019

Com a difusão cada vez mais ampla da internet na população, seja por meio de computadores pessoais ou dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, o acesso à informação tem ficado mais fácil e rápido.

O âmbit...
leia mais »

Gestante pode fazer atividade física?
Postado em 31/01/2019

Pilates, ioga, musculação, caminhada... Toda grávida quer manter o ritmo saudável durante a gestação, mas a insegurança na hora de escolher a atividade correta é inevitável. Conversamos com experts no assunt...
leia mais »