ALONGAMENTO AJUDA A RELAXAR E GANHAR FLEXIBILIDADE NO CORPO

Postado em 04/05/2017

ALONGAMENTO AJUDA A RELAXAR E GANHAR FLEXIBILIDADE NO CORPO

Estresse no trabalho, correria no dia a dia, postura inadequada. Ufa! Tudo isso prejudica as nossas estruturas, deixa os nossos músculos tensos e encurtados e causa aquelas dores chatas. Por isso, o alongamento é muito importante todos os dias, para ajudar a relaxar e reduzir as tensões musculares.

De acordo com a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Débora Helena Cerqueira, da clínica Fluyr Saudável, o alongamento é o que vai permitir a manutenção e o aumento da flexibilidade dos músculos, além de preparar para a atividade física. “Com os exercícios de alongamento temos o relaxamento dos músculos e a ativação da circulação sanguínea. Ele também previne as lesões e ajuda a desenvolver a consciência corporal”, afirma.

Quem já pratica esportes ou atividades físicas precisa de alongamento para aliviar as tensões do treino e ter mais facilidade para realizar os movimentos. Os exercícios de alongamento do Pilates agem tanto de forma global quanto em uma musculatura específica do corpo. “Sempre realizamos os movimentos com ênfase na região da coluna, para proporcionar uma postura melhor e, consequentemente, a melhora daflexibilidade e o relaxamento físico e emocional”, explica Débora.

Os alongamentos do Pilates contribuem também para diminuir o estresse do dia a dia. Segundo a instrutora, um dos princípios do método é o controle da respiração, que é feita de forma lenta e profunda. Isso ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e aumentar a sensação de bem-estar. A concentração exigida para as aulas também favorece o relaxamento da mente.

Os alongamentos no Cadillac, no Barrel e na bola suíça são alguns dos mais indicados. Mas os exercícios de Pilates precisam sempre ser orientados por um profissional capacitado, para a sua segurança e a eficácia dos movimentos. O que você pode fazer em casa, para relaxar nessas férias, é uma série de alongamento individual, que já ajuda a reduzir a tensão. Olha só:

1. Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando a parte anterior da coxa. Troque o lado.
2. Pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna.
3. Suba num degrau, apóie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas.
4. Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical.
5. Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e a parte interna das coxas.
6. Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo. Troque o lado.
7. Descruze as pernas. Segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna. A dica é manter cada posição por 20 segundos.

Fonte: Revista Pilates

 

 

Outras Notícias

 

Para manter a forma morando sozinha
Postado em 21/01/2019

Você consumia mais alimentos frescos e saudáveis quando vivia com seus pais? É provável que sim. O tema foi estudado até por cientistas: uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que quem mora sozinho come menos frut...
leia mais »

Suplementos de proteína: conheça as vantagens e saiba se você pode consumir
Postado em 14/01/2019

Sucesso nas redes sociais, o suplemento de proteína traz muitas vantagens. Mas será que é recomendado também para quem  leia mais »

4 motivos que afastam você da barriga chapada
Postado em 07/01/2019

A famosa "barriguinha sarada" é o sonho de consumo de muitas mulheres. O que poucas sabem é que esse desejo pode ser facilmente alcançado mudando apenas algumas atitudes. Agora você deve estar pensando: "é claro, basta começar a malhar"...
leia mais »